Seja Bem Vindo !!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Proteja-se dos Links Maliciosos Escondidos em Url's Encurtadas



Olá, ultimamente tenho recebido vários emails com link's duvidosos, alguns ficam na cara que é vírus, mas outros confesso que dá para ficar em dúvida, e às vezes pelo fato de ser muito profissional a gente acaba clicando e quebrando a cara.

Por isso resolvi ensinar um tutorial de como descobrir se o link que mandam pra você no Twitter ou pelo Email é realmente seguro para clicar.

A onda dos microblogs atingiu grande parte da internet nos últimos meses, prova disso é o fato de ser raro ver alguém que não saiba o que é o Twitter. O que era inicialmente restrito aos 140 caracteres de texto, começou a se transformar em indicações de links para sites diversos, o grande problema era a falta de espaço para colar links muito grandes, pois alguns ultrapassavam o limite imposto pelo serviço.

Nesse contexto, um serviço que parecia meio abandonado ressurgiu. Esse serviço que foi muito presente em tempos antigos do Orkut chama-se “encurtador de URLs” e serve basicamente para diminuir endereços com o objetivo de tornar o link mais curto e mais sigiloso, por exemplo.

Todos sabem que a internet está repleta de pessoas mal intencionadas que infestam os mais diversos ambientes da web e, com os encurtadores de URL não foi diferente. Muitos utilizam os serviços para disfarçar links maliciosos que direcionam para páginas infectadas e prontas para abrir as portas dos computadores alheios para invasões.

Observe como o link da figura abaixo após apontar o cursor em cima aumenta em aproximadamente 5 vezes de tamanho:


Com esses encurtadores de link, não dá para saber, só de passar o mouse sobre o link, para onde ele vai te levar, Url’s incrivelmente longos se limitam a mensagens de comprimento micro que redireciona para o original.

Resolver um problema, no entanto, criou outro: confusão. Não há nenhuma maneira de dizer (com certeza), onde um link encurtado passa apenas olhando para ele. Assim, então, eu poderia enviar esse link http://is.gd/2kz e dizer-lhe para verificar as fotos da minha recente viagem, quando na verdade eu estou lhe enviando um vídeo da Avril Lavigne cantando "Girlfriend”. Isso é ruim para os usuários.

Para ajudar com a situação de serviços de encurtamento de URL muitos fornece algum tipo de "previsão" a característica que lhe permite ver onde um link irá levá-lo antes de realmente ir até lá. Mas, mais uma vez, isso cria outro problema. Com tantos serviços de encurtamento de URL, cada um com seu próprio modo de visualização de URL’s, seriam problemáticos para os desenvolvedores tentar apoiar um recurso de visualização para todos os serviços. É aí que o longURL entra, em tempos de sites maliciosos, ele te mostra o link original que foi encurtado ali, em termos mais técnicos, ele fornece um padrão API para serviços de encurtamento de URL múltiplos.

Se você tem medo de infectar sua máquina, mas não quer parar de acessar os links, acesse o LongURL, ele identifica os links encurtados na web e os expande para que os usuários possam saber qual o real endereço a que será direcionado.

Vou ensinar um passo-a-passo bem simples:

1. Assim que vir um link encurtado, basta acessar http://longurl.org

2. De cara você vai se deparar com este link: http://is.gd/w, como mostra a figura abaixo:


3. No espaço correspondente coloque o link que você deseja, para isso clique com o botão direito do mouse e selecione copiar endereço do link como mostra a figura abaixo:


4. Cole o link no espaço onde se vê http://is.gd/we clique em Expand (ou expanda se estiver em português)

O site irá informar um diagnóstico com o endereço completo e o título da página, a url encurtada e a original (longa), para qual url o link direciona, e também informações extras como palavras-chave, descrição e tipo de conteúdo.

Confira a imagem abaixo:


Assim o usuário poderá decidir se entra ou não no site referido.(Obs.: O site é somente em inglês, mas você pode usar o Google tradutor se assim preferir).

Então é isso, o tutorial está dado. Não caia mais em armadilhas da net, confira antes aqui no Interligado, o seu Blog de todos os momentos.

Não esqueça de deixar seu comentário e até o próximo post!

Nenhum comentário:

↓SÓ AQUI VC APRENDE MATEMÁTICA DE VERDADE! 13 AULAS SUPER EXPLICATIVAS DE MAT 1, 2 E 3. CONFIRA!

Concursos Públicos

STF: aprovados dentro das vagas têm direito à nomeação
Os concurseiros têm um bom motivo para comemorar. Em um ato histórico, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que todo aprovado em concurso público, dentro do número de vagas previstas no ed l, tem direito à nomeação. A decisão foi unânime e irá vigorar em todo o território brasileiro. Tramita agora no Congresso, projeto que garante a nomeação dos classificados. Parabéns a todos pelas conquistas!

Estatísticas

Comentários
Comente também!

O Relógio da Terra

Colaboradores